domingo, 24 de maio de 2009

chave

James Hutton disse que "O presente é a chave do passado".
Será o passado a fechadura do presente?


Então mas... Estes termos (de certo modo, caídos numa utopia) não se tornam um pouco contraditórios aos que normalmente ouvimos...?

9 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Não concordo com essa frase. O presente não condiciona o passado, já o contrário sim.

Light Princess disse...

Foi o passado que nos conduziu ao presente. Foram os caminhos traçados pelos nossos pés que nos levaram ao agora. Os que ficaram ao lado, sem rastos, sem impressões digitais, não fazem parte dessa fechadura...

Robin K disse...

E de que modo entra o futuro no meio de tudo isso?

Adriano Narciso disse...

é por os termos se tornarem contraditórios que gostamos da frase xD

Blogadinha disse...

O passado, no sentido da vivência, faz de nós o que somos no presente, mas não nos condiciona o mesmo! Lembra-te: o presente é sempre o passado do futuro...

Uma porta semi-aberta, sempre.
Mas sem a fechadura!

Bjos

acatar disse...

há gente que se esquece da chave e chama os bombeiros...

sara disse...

sim é verdade que o passado condiciona, e muito, o presente, mas não creio que o presente influencia o passado, afinal de contas, o passado não muda sejam quais forem as decisões tomadas no presente.

Anónimo disse...

Bem gente, na minha opinião o presente é, sem dúvida alguma, a chave do passado. E consequentemente o passado é a fechadura do presente. Isso é verdade porque através do presente também desvendamos ("abrimos") o nosso passado, e isso se aplica a vários campos de nossas vidas vejam:
a partir de nossas características físicas e biológicas hoje, descobrimos muitas informações dos organismos do passado; se alguém tem uma uma artéria entupida hoje saberemos a qualidade de sua alimentação e estilo de vida de antes; as nossas características psicológicas nos apontam coisas que vivenciamos no passado. Estamos constantemente "abrindo" a fechadura do nosso passado e a chave é o nosso presente! vocês concordam?

Ana Sousa disse...

concordo com o anónimo